17.3.06

Sentado em uma cadeira com um rasgo no meio do assento, ouvia aquela senhora dar seu parecer.

- Pois bem, quero que me traga cópias de sua carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, declaração de matrícula, grade curricular, duas fotos 3x4, número da conta no banco, cadastro no CIEE, tipagem sangüínea...
- Tipagem sangüínea?
- Sim.

Devo ser considerado um palerma por achar que determinar meu tipo sangüíneo não é essencial para se conseguir um estágio em uma empresa? Pois é isso que acho. A não ser que meu futuro chefe seja um vampiro com dieta alimentar restrita.

- O novo candidato ao estágio tem sangue O positivo. Devemos aceitá-lo?
- Xi, melhor não. Me dá queimação no estômago. Chame aquele do sangue AB.
- Sim, senhor.

Após aquela senhora dos Recursos Humanos terminar a leitura da relação de documentos necessários, ela me acordou e então fui embora. Não estava me sentindo confortável com a idéia de receber uma seringa na minha veia. Ainda mais de ter que fazer isso para conseguir um mero estágio. O que vão pedir quando eu for fazer o exame de sangue?

- Resultado do teste para motorista? Pra fazer um exame de sangue? Por quê, meu Deus do Céu?
- Precisamos saber se o senhor dirige bem, e não vai sair por aí desperdiçando seu sangue em acidentes de trânsito.

Na atual situação, nem duvidaria disso. Mas no laboratório médico, pelo visto as coisas ainda funcionavam com uma certa normalidade. Sentei-me na frente de outra velha senhora, que enfiava uma lança na minha magra veia enquanto fazia piadinhas de gosto duvidoso, do tipo "Doeu? Mas eu nem senti!". Coisas como essa me fazem ter certeza que uma úlcera me espera no futuro.

Não é uma visão muito agradável ver seu líquido vermelho e precioso, essencial à sua vida, escoar para dentro de uma seringa. Precisava tirar tudo aquilo? Mais algumas gotas e eu ficaria anêmico. A velha ria. Falei que precisaria do resultado com certa urgência, e ela riu mais um pouco. Tem gente que acha que nunca vai ser agredida fisicamente. Cuidado, minha tia. Aliás, notei uma coisa engraçada nela. Gosta de repetir o que as pessoas falam.

- Preciso desse resultado para sexta-feira. Pode ser? - perguntei à assistente.
- Dá sim. O exame é rápido.
- Ele quer o resultado para sexta-feira. - repetiu a velha para a assistente, que fez uma ligeira cara de cu. Coitada, devia realmente precisar daquele emprego.

Pretendo tirar meu passaporte no final do ano. Espero que não me peçam uma carteirinha do Clube do Monza.